Simplificando o Vinho

Vinho precisa sempre ser guardado deitado?

Adega de vinhos

Adega com vinhos deitados

Dia desses, bebendo vinho com um amigo, surgiu a questão se vinho sempre tem que ser guardado deitado. Prá termos a resposta, é necessário entender de onde vem a ideia de armazenar os vinhos na horizontal.

Como isso começou?

Originalmente, toda e qualquer garrafa de vinho era fechada com uma rolha de cortiça. Essa ainda é uma maneira muito difundida de se manter o líquido lá dentro. Além de impedir que o vinho derrame, a cortiça tem outro papel importante que é deixar passar partículas microscópicas de ar. Com isso ocorre um processo de evolução/maturação do vinho, porém muito lentamente.

Contudo, a cortiça, que vem da casca de uma árvore, resseca com facilidade. Ressecada, ela se quebra, esfarela e abre fendas. Uma fenda aberta dispara um processo de rápido amadurecimento do vinho e deterioração. Sendo assim, se a rolha for mantida úmida (e prá isso deitamos e usamos próprio conteúdo da garrafa), ela não resseca e se mantém íntegra, protegendo o conteúdo, que é o seu papel principal. Nesses casos o vinho sempre deve ser guardado deitado.

Rolha de cortiça, rosca e plástico.

Novas formas de fechamento

Porém, hoje há muitos vinhos que usam outros sistemas de fechamento. Com o custo alto da cortiça ($empre ele) os produtores têm buscado formas alternativas de selagem. As duas mais comuns são a tampa de rosca (screw cap) e a rolha de plástico.

Esse processo de “micro oxigenação” que a cortiça permite, tem importância nos chamados ‘vinhos de guarda’, ou vinhos que precisam completar sua evolução na garrafa. São vinhos que não ‘nascem prontos’, têm muita acidez e taninos muito marcados. O tempo na garrafa será necessário para terminar sua maturação e deixá-lo pronto para consumo.

Hoje os vinhos de guarda não representam mais que 5% de toda a produção mundial. Praticamente qualquer vinho que você tem na sua adega está pronto para ser bebido e não precisa de cortiça, nem micro-qualquer-coisa.

Vinho com screw cap

Sendo assim, plástico ou alumínio se prestam perfeitamente para o vinho jovem, pronto prá beber. Ficar deitado ou não, nesse caso, é indiferente. O importante é manter longe da luz, em local fresco e com pouca umidade, esteja de pé ou deitado.

Portanto, se não tem nenhum vinho caríssimo feito para ser guardado ou não tem espaço para deixar seus vinhos deitados, não esquenta. Nesse caso, em pé também dá certo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *